segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cromoterapia

Cromoterapia
A cromoterapia vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações. Os egípcios adotaram o poder de cura do sol e construíram templos adornados de cores e luz para os doentes. A Índia e a China também relacionavam a cura pelas cores com a mitologia e a astrologia.

 O corpo físico é gerado pelas vibrações de energia. Se o fluxo dessa energia for perturbado em qualquer região do corpo humano, o equilíbrio da saúde é interrompido e surgem os distúrbios, que vão desenvolver as doenças.
As primeiras análises, que demonstram o efeito terapêutico dessas freqüências, tiveram início há cerca de trinta e cinco anos e, por volta de 1980, começaram as primeiras experiências clínicas, segundo o modelo científico de pesquisadores como Niels Bohr, E. Shredinger e I. Peigozhin, os quais receberam o prêmio Nobel.
A Cromoterapia usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções, restabelecendo o equilíbrio das energias da cor no interior do corpo. As cores podem ser utilizadas com eficiência por todos, em casa, como complemento do tratamento dado pelo médico ou, simplesmente, como uma forma preventiva. A Cromoterapia alivia problemas físicos, psíquicos e emocionais.  Esse tipo de tratamento tem comprovação científica de eficácia. A Cromoterapia possui comprovações científicas, mostradas em estudos sobre a sua utilização em ambientes de trabalho e desequilíbrios físicos, psíquicos e emocionais.


Os objetos em que as cores são empregadas irão ajudar no processo do tratamento. O terapeuta irá utilizar a lâmpada colorida, a caneta de Colorpuntura (usada em pontos específicos ), estimulando-o.
O uso da música no ambiente ajuda o paciente a relaxar mais na sessão, entrando em contato com o seu interior.
O resultado que se quer alcançar irá variar muito com o tipo de desequilíbrio que o paciente possui. Na primeira sessão o paciente pode ver os primeiros resultados, ou pode-se precisar de mais sessões para começar a sentir um resultado.
As pessoas podem fazer meditações em casa visualizando a luz colorida, respirando profundamente e relaxando. As doutrinas orientais nos ensinam que a visualização nos leva a camadas muito profundas da consciência, onde a sabedoria natural se manifesta e o inconsciente se embebe de sugestões positivas propostas por nosso consciente. Esses métodos são chamados de "visualizações criativas" pelos antigos iogues. Escolha a cor que tem mais ver com suas necessidades e medite sobre ela uns dez minutos, pelo menos.

Aplicação mais comum de cada uma das cores

Vermelho: fornece ao nosso corpo físico energia e vitalidade, é uma cor estimulante para o sistema nervoso, para a circulação sanguínea e combate efeitos nocivos do frio, aumentando o calor e temperatura do corpo.

Laranja: libera as funções corporais e mentais, proporciona simultaneamente energia física e estimulação mental, estimula o sistema respiratório, aumenta o tônus sexual, proporciona otimismo, auxilia a regeneração de fraturas, traumatismos musculares e fragilidade óssea.

Amarelo: é uma cor estimulante para o sistema nervoso central, a energia digestiva e o tônus muscular. Ele estimula e restaura células debilitadas, estimula o intelecto e antidepressivo.

Verde: indicado para aliviar dores de cabeça e gripe, nos problemas sanguíneos, feridas e infecções, para recuperar as áreas ósseas e ajuda nos problemas emocionais.

Azul: é um estabilizador e desacelera o organismo, servindo para combater as doenças infecciosas quando promove elevação da temperatura. Possui grande propriedade anti-séptica, é analgésico, antitérmico e calmante, traz a harmonia e equilibra energias do corpo.

Índigo: é um grande purificador da corrente sanguínea, influencia os órgãos da visão e audição, é analgésico, limpa e clareia as correntes psíquicas do corpo, diminui a excitação mental, ajuda no tratamento de quaisquer doenças oriundas de emoções.

Violeta: possui ação calmante e purificadora do sangue, elimina toxinas, relaxa os músculos, diminui a irritação, reduz medos e angústias, acalma as emoções violentas, controla fome excessiva quando provocada por ansiedade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário