segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Neurotransmissores na meditação




Tenho um conceito de bem estar que é a MEDITAÇÃO, a qual sempre ensino em minhas terapias, pois sei que nosso poder interior nos cura, digo isso baseada em pesquisas e estudos  de técnicas científicas, como a análise das ondas cerebrais e procedimentos de diagnóstico por imagens, como o eletroencefalograma. O objetivo de especialistas como o médico psiquiatra Alcio Braz, mestre em antropologia social, é entender como a meditação no cérebro enquanto seus praticantes encontram-se imersos em profundos estágios de interiorização.Quem pratica a arte da meditação durante longos períodos induz mudanças no funcionamento do cérebro que melhoram o conhecimento e as emoções, indica estudo da Universidade de Wisconsin
 Precisamos entender, saber o que são neurônios e como funcionam em nosso corpo.
Neurônio: a unidade funcional do sistema nervoso
O sistema nervoso é responsável por reconhecer informações derivadas do meio -seja este interno ou externo-, interpretá-las e desencadear respostas de forma adequada, a fim de manter o equilíbrio corporal. Para compreender o mecanismo pelo qual a informação é transmitida, é necessário entender um pouco mais sobre os neurônios, a unidade funcional do sistema nervoso.
Os neurônios são células excitáveis que se comunicam entre si e com outras células efetuadoras, como células musculares e secretoras, usando essencialmente uma linguagem elétrica. Ao nascer, um bebê possui mais de cem bilhões de neurônios. Esse número vai caindo com o avançar da idade, uma vez que esse tipo celular possui baixíssima capacidade regenerativa.
Os neurotransmissores são sintetizados no corpo celular.  Entre os principais neurotransmissores podemos citar a acetilcolina, a endorfina, a dopamina, a noradrenalina e a serotonina.


A meditação aumenta a endorfina.

As endorfinas são uma categoria de neurotransmissores que o corpo usa como um assassino de dor interna. Estes compostos são também responsáveis ​​para o sentido abrangente de felicidade às vezes sentimos. As endorfinas são pensadas para reduzir a pressão arterial e têm sido associados na luta contra o câncer. Pessoas que se exercitam saber endorfinas também, pois eles produzem o que é conhecido como "alta corredor '.Esses mesmos sentimentos agradáveis ​​também são vivenciadas por pessoas que meditam, e estudos mostram isso é devido aos níveis mais elevados de endorfinas que a meditação suscitados.

A meditação aumenta a sua GABA.

As pessoas que meditam regularmente têm aumentado consideravelmente os níveis dos neurotransmissores GABA que é um dos principais neurotransmissores inibitórios no seu sistema nervoso central. É mais conhecido por estabilizar transtornos de humor. Ansiedade, tensão, insónia, epilepsia e acredita-se ser devido à incapacidade de produzir níveis adequados de GABA.
 meditação proporciona um aumento dramático nos níveis hormonais de DHEA. 
A melatonina é uma hormona fabricado no cérebro pela glândula pineal, a partir do aminoácido triptofano. Os níveis de melatonina no sangue pico antes de dormir e sua função é criar um sono reparador. A investigação também revelou que é um poderoso antioxidante.  Pessoas que meditam são capazes de manter níveis saudáveis ​​de melatonina, reduzindo o estresse e restabelecer o equilíbrio. Como resultado, eles dormem mais profundamente e acordar sentindo revigorado a cada manhã.
A meditação aumenta a sua HGH.

Meditação profunda dramaticamente aumenta os níveis de hormônio de crescimento humano (HGH), que seu corpo produz naturalmente. Ele estimulou o seu crescimento em toda a sua infância e sustenta os tecidos e órgãos por todo o caminho através de sua vida. A partir de seus 40 anos, a sua glândula pituitária, a estrutura do tamanho de ervilha na base de seu cérebro onde é produzido o hormônio do crescimento, diminui gradualmente a quantidade de HGH que ele cria. 

 Aumente a sua melatonina com a meditação. 

A melatonina é uma hormona fabricado no cérebro pela glândula pineal, a partir do aminoácido triptofano. Os níveis de melatonina no sangue pico antes de dormir e sua função é criar um sono reparador. A investigação também revelou que é um poderoso antioxidante. Stress, no entanto, reduz significativamente os níveis de melatonina. Pessoas que meditam são capazes de manter níveis saudáveis ​​de melatonina, reduzindo o estresse e restabelecer o equilíbrio. Como resultado, eles dormem mais profundamente e acordar sentindo revigorado a cada manhã.
  
A meditação diminui seus níveis de cortisol.

O cortisol é o hormônio que você quer e menos quantidades de meditação é comprovadamente diminuem significativamente este hormônio danoso. Níveis mais altos e mais prolongada do cortisol, um hormônio idade acelerando, na corrente sanguínea foi encontrado para ter efeitos como a diminuição da densidade óssea, elevação da pressão arterial, a função da tireóide suprimida, enfraqueceram o desempenho cognitivo, o estresse crônico, os desequilíbrios de açúcar no sangue, tais como hiperglicemia, diminuir no tecido muscular, diminuição da imunidade e resposta inflamatória no corpo, aumento da gordura abdominal (que está relacionada com muitos problemas de saúde mais de gordura depositada em outras áreas do corpo), ataques cardíacos, derrames cerebrais, aumento dos níveis de colesterol "ruim" ( LDL) e diminuição dos níveis de colesterol "bom" (HDL), que conduzem a outros problemas de saúde. Cortisol em excesso é muito prejudicial para seu corpo e meditação podem ajudar a reduzir o risco de seus muitos efeitos prejudiciais.

A meditação aumenta os níveis de serotonina

A meditação também aumenta a produção de serotonina no nosso cérebro. A serotonina é um neurotransmissor e tem influências profundas sobre seu humor e comportamento. Os níveis de serotonina empobrecido estão diretamente ligados à depressão, obesidade, insônia, narcolepsia, apnéia do sono, enxaquecas, síndrome pré-menstrual, e fibromialgia.

No tratamento de ansiedade e depressão transtornos relacionados ao uso, drogas como o Prozac, Paxil, Zoloft e ajudar a restaurar os níveis saudáveis ​​de serotonina. Mas por que colocar-se através dos efeitos colaterais desses medicamentos caros quando você pode obter os mesmos resultados através da meditação?     

Apos todas essas informações comece hoje mesmo A ARTE DE MEDITAR.
Escolha a melhor técnica aquela que combina com você.
 FAÇA DISSO UM HABITO E BOA MEDITAÇÃO.


         Fonte de estudo : Bruno Sakamoto Med92 e Meditações EOCCInstitute e Instituto Pilar

Nenhum comentário:

Postar um comentário